domingo, 12 de dezembro de 2010

Tiago Camilo é prata e Leandro Guilheiro bronze no GS de Tóquio

O judô brasileiro subiu duas vezes no pódio neste domingo (12) no Grand Slam de Tóquio, no Japão. Tiago Camilo (90kg) conquistou a medalha de prata, enquanto Leandro Guilheiro (81kg) ficou com o bronze no evento. O Grand Slam de Tóquio faz parte do Circuito Mundial da Federação Internacional de Judô e conta pontos para o ranking mundial e olímpico da modalidade. Com o resultado, Camilo soma 180 pontos e Guilheiro 120 na lista.

O ranqueamento olímpico vai até abril de 2012 e os 22 judocas mais bem colocados na lista garantem vaga nas Olimpíadas de Londres 2012. No último ranking divulgado pela Federação Internacional de Judô, Leandro Guilheiro aparece na terceira colocação. Já Tiago Camilo é o 9º.

O medalhista olímpico e campeão mundial Tiago Camilo ficou com a medalha de prata no Grand Slam de Tóquio ao vencer na estreia o japonês Yuki Haruyama por wazari. Na segunda rodada, ippon no espanhol David Alarza. Nas quartas-de-final, Camilo vanceu o georgiano Varlam Liparteliani por ippon e na semifinal passou com um yuko pelo uzbeque Khurshid Nabiev. Na decisão, o brasileiro foi superado pelo japonês Masashi Nishiyama por yuko.

Já Leandro Guilheiro, que como Tiago Camilo é dono de duas medalhas olímpicas, venceu por yuko na primeira rodada o chinês Li Maojian. Na segunda luta, outra vitória por yuko, desta vez sobre o japonês Shota Kawahara. Nas quartas-de-final, Guilheiro fez um duelo sul-americano com o argentino Emmanuel Lucenti e venceu por wazari. Na semifinal, o judoca vice-campeão mundial em 2010 perdeu no hantei (decisão dos árbitros) para o japonês Takahiro Nakai.

Outros judocas brasileiros estiveram em ação neste domingo em Tóquio. Bruno Mendonça (73kg) ficou com a quinta colocação no Grand Slam ao vencer na estreia Advent Monyatsiwa, de Botswana, por ippon. Na segunda luta, Bruno bateu o alemão Christopher Voelk por ippon. Nas quartas-de-final o atleta foi derrotado pelo japonês Yuki Nishiyama por yuko. No feminino, Rafaela Silva (57kg) superou a holandesa Michelle Diemeer por wazari, mas, na fase seguinte perdeu por yuko para a japonesa Nozomi Hirai. Ainda na categoria leve, Ketleyn Quadros perdeu na primeira luta para a alemã Miryam Roper. Mariana Silva (63kg) venceu a australiana Kylie Koenig por yuko, mas, na sequência, não passou pela alemã Claudia Malzahn, que superou a brasileira com um ippon.

Nesta segunda-feira entram em ação no Grand Slam de Tóquio Luciano Corrêa (100kg), Daniel Hernandes (+100kg), Rafael Silva (+100kg), Mayra Aguiar (78kg) e Maria Suellen Althamam (+78kg).

Fonte: Confederação Brasileira de Judô

Nenhum comentário:

Postar um comentário